Historial

Graças ao entusiasmo de um grupo de pessoas interessadas no desenvolvimento da freguesia, a 24 de Junho de 1991, por escritura pública, foi constituída a “ASSOCIAÇÃO DE APOIO SOCIAL DE SANFINS”.

A Associação de Apoio Social de Sanfins é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que se destina a dar apoio a idosos.

Inicialmente, e até à eleição dos primeiros corpos gerentes, a Associação foi dirigida por uma comissão instaladora composta precisamente por todos os que subscreveram a escritura, sendo eles:

- Mário Canossa Dias, Adriano de Sá Pinho, António Vieira da Rocha, Joaquim Fontes Teixeira, Manuel Gomes Cardoso, Alberto Oliveira Tavares, José Fernandes Leite, Elísio Alberto Gomes Mata, Serafim Lima dos Santos, António de Sá Carvalho, José de Oliveira Bastos e António Valente da Silva.

Ao longo dos anos, alguns benfeitores contribuíram com donativos e esforços para fortalecer a vivência e a acção social da Associação de Apoio Social de Sanfins.

Em 27 de Maio de 1992, a Junta de Freguesia de Sanfins doou uma parcela de terreno destinado à construção urbana, com a área de 3.830 m2. E a 11 de Junho do mesmo ano, procedeu-se ao registo dos estatutos para a edificação do Centro de Dia, registados na Direcção Geral da Segurança Social, da Família e da Criança. A declaração respeitante ao registo da instituição foi publicada no Diário da República, II série, n.º 62 de 15/3/93.

No ano seguinte, mais propriamente a 15 de Maio, seria lançada a primeira pedra para a construção do edifício, onde foi instalado o Centro de Dia para a terceira idade.

Presidiram à cerimónia o Secretário de Estado da Segurança Social, José Luís Campos Vieira de Castro; o Governador Civil de Aveiro, Gilberto Barca Madaíl; o Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo de Oliveira Henriques; o Presidente da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira; o Diretor do Centro Regional de Segurança Social de Aveiro; o Presidente da Junta de Freguesia de Sanfins, José Fernandes Leite; o Presidente da Assembleia de Freguesia de Sanfins; o Presidente da Direção da Associação de Apoio Social de Sanfins, Mário Canossa Dias; o Presidente da Assembleia Geral e Conselho Fiscal e ainda o Pároco da Freguesia de Sanfins, José Alves de Pinho.

A inauguração do Centro de Dia ocorreu a 12 de Agosto de 1999, com a presença de altas individualidades, nomeadamente, o Secretário de Estado da Integração Social, Rui Cunha.

Neste dia foram agraciados: Alfredo Oliveira Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira; José Fernandes Leite, Presidente da Junta de Freguesia de Sanfins e Manuel Marques Santos Cavaco pelos bons serviços prestados à instituição.

Sendo a sua principal missão dar apoio à terceira idade, a instituição não teve, numa primeira fase, como objectivo principal ter idosos internos, mas sim tentar que eles estivessem o mais tempo possível no seu meio familiar, tentando resolver todos os problemas inerentes à sua condição, através das valências de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

A instituição tem trabalhado para assegurar às pessoas e suas famílias, formas diversas de satisfação das necessidades básicas, prestando cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos indivíduos e seu agregado familiar, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar, apelando sempre à colaboração dos familiares.

As valências de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário têm como objectivo retardar ou evitar a institucionalização dos beneficiários dessas valências.

Desde Outubro de 2005, foi concedido o alargamento do acordo com a Segurança Social para apoiarmos os nossos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário também aos fins-de-semana e feriados.

Apesar de em Portugal a terceira idade ser considerada a partir dos 65 anos, a instituição dá apoio a pessoas mais novas, portadoras de deficiência ou doenças incapacitantes. Apresentam, também, muitas vezes, problemas de solidão, relacionados com a sua situação de reforma e até mesmo afastamento das suas famílias.

Foi com o intuito de melhorar cada vez mais os serviços prestados e procurando responder às muitas solicitações, que a Associação de Apoio Social de Sanfins decidiu alargar os seus serviços àqueles que não têm redes familiares de suporte ou que tendo os familiares se encontram impossibilitados para os acolher. Assim, a instituição candidatou-se à 1.ª fase do Programa Pares e viu o seu projecto de construção de Lar de Idosos para 12 utentes em quartos individuais e duplos aprovado a 23 de Junho de 2007, no Governo Civil em Aveiro, na presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, o Governador Civil de Aveiro, Carlos Filipe de Andrade Neto Brandão e em representação da instituição, o Presidente da direção, Alberto Oliveira Tavares, para a assinatura do protocolo para a sua construção.

Tratou-se de um investimento na ordem dos 500 mil euros, o que representa um grande desafio para a associação, mas ao mesmo tempo pretendia dotar a mesma de uma valência ou serviço que não tinha, mas há muito procurada.

Aqui, refira-se também a excelente colaboração com os vários departamentos da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, nomeadamente, o Vereador à data, Emídio Sousa, a Arquiteta Felismina Topa e Manuela Coelho, da Divisão Social, na elaboração e execução do projeto e seu acompanhamento.

No entanto, o aumento da esperança média de vida é uma realidade que deverá ser acompanhada com qualidade de vida. A Associação de Apoio Social de Sanfins procura isso mesmo: proporcionar qualidade de vida aos utentes que usufruem dos seus serviços. Isto porque a sua missão passa por melhorar a saúde e o bem-estar dos seus utentes, prestando cuidados individualizados e personalizados a idosos e famílias, quando por doença, deficiência ou outro qualquer impedimento, não possam satisfazer as suas necessidades básicas de alimentação, saúde, higiene, conforto, lazer e alojamento.

O lançamento da primeira pedra do Lar de Idosos ocorreu a 21 de Junho de 2009, com a presença do Director do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, Celestino Almeida, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo Oliveira Henriques, os Presidentes da Direcção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, Alberto Oliveira Tavares, Manuel Correia Peixoto e Álvaro Augusto Valente Martins, respetivamente, o Pároco da freguesia, José Alves de Pinho e o Presidente da Junta de Freguesia de Sanfins, José Fernandes Leite, além de outras individualidades e inúmeras pessoas da nossa freguesia e não só, que quiseram associar-se ao momento marcante da instituição.

As obras para o Lar de Idosos tiveram início em Novembro de 2009 e foram concluídas em Dezembro de 2011.

Pelo caminho foram muitos os obstáculos que se nos depararam, mas lá se conseguiu transpô-los, além da muita preocupação em satisfazer os compromissos assumidos.

Finalmente, a 28 de Julho de 2012, um sábado, num dia muito bonito e soalheiro deu-se a cerimónia de inauguração do Lar de Idosos da Associação de Apoio Social de Sanfins.

Estiveram presentes: o Secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa, o Diretor do Centro Regional de Aveiro, António Maria dos Santos Sousa, o vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, o Presidente da Direcção, Alberto Oliveira Tavares, o representante máximo da Assembleia Geral, Manuel Correia Peixoto, o Presidente do Conselho Fiscal, Álvaro Augusto Valente Martins, presidindo à cerimónia de bênção das novas instalações o pároco de Grijó, António Coelho e filho desta terra.

No mesmo dia foi assinado o protocolo de cooperação com a Segurança Social entrando em funcionamento o “Lar de Idosos”, a 3 de Setembro de 2012.

A partir deste momento redobraram as responsabilidades tendo sempre presente a preocupação de fazermos o melhor.

Para aqui chegarmos foi uma luta constante, que não obstante as dificuldades fomos conseguindo vencer, e o mérito caberá naturalmente àqueles que estiveram connosco e acreditaram neste projeto, onde se inclui naturalmente as funcionárias.

A Associação de Apoio Social de Sanfins tem atualmente a trabalhar nos diversos serviços cerca de vinte funcionários das mais diversas categorias.

Quanto ao pessoal técnico, conta com uma Directora Técnica e uma Técnica Superior de Serviço Social. Tem ainda, em regime de avença, uma Médica, uma Psicóloga, um Enfermeiro e um Fisioterapeuta.

Como tudo na vida, a história seguirá o seu rumo normal e cá estaremos para a contar, para que fique em registo para memória futura.